CONHEÇA O OCUPASC
O OcupaSC nasceu em dezembro de 2021, a partir da ameaça de um despejo em São José, cidade vizinha da capital do Estado, Florianópolis. Ali foi percebida a necessidade coletiva de divulgar as lutas das Ocupações Urbanas e por direito a terra e território em Santa Catarina na forma de um veículo que pudesse abranger mais do que uma única organização ou um único território.
A partir disso, o OcupaSC foi o canal que divulgou e organizou atividades, audiências e marchas no Estado em torno da Campanha Despejo Zero, articulando moradores de mais de 10 territórios e de diferentes regiões de SC. Percebemos também a necessidade de contrapor a mídia hegemônica e realizar a batalha das ideias com dados, informações verdadeiras e teorias que expliquem a realidade vivida das famílias trabalhadoras e ocupantes, e apresentem soluções dignas para a questão habitacional para quem mais precisa.
Nossa missão é dar voz e apoio aos sujeitos que vivem nas periferias, ocupações, vilas, morros e comunidades empobrecidas e nos territórios quilombolas e indígenas e lutam por direitos, como a moradia, reforma urbana, alimentação adequada, justiça social e ambiental.
Atuamos com comunicação e observatório em conjunto com moradores de Ocupações Urbanas, Assentamentos Rurais, Comunidades Periféricas, Atingidos por Barragens e População em Situação de Rua, e também desenvolvemos assessoria técnica popular em processos com a União, Estado e Municípios junto de outros movimentos sociais.
Equipe do Observatório:
Coordenador geral e de comunicação – Jefferson A. Maier
Coodernadora da área jurídica – Aline Amábile
Coordenador de pesquisa – Guilherme Cidade Soares
Coordenadora de territórios – Patrícia de Oliveira
Coordenador administrativo – Pedro Ruiz
Coordenador de mobilização – Dagoberto Rita